Você piscou e já estamos próximos ao início da Premier League 2024/25. Nesta temporada, os Reds iniciam um novo capítulo em sua história sob comando de Arne Slot. O neerlandês terá alguns desafios, mas com certeza pode ajudar e muito com diversas soluções.
Janela de transferências
Antes de partir para o campo, precisamos sim falar do mercado de transferências do Liverpool. Além da renovação na comissão técnica, a diretoria esportiva também tem uma nova hierarquia com a volta de Michael Edwards como CEO de futebol da FSG, Julian Ward na função de chefe de desenvolvimento e Richard Hughes, o novo diretor esportivo.
Até o momento, o trabalho do trio tem sido frustrante para a visão dos torcedores, nenhum jogador contratado, sendo a única das 132 equipes das sete principais ligas sem ao menos um reforço. Além disso, não temos nenhuma segurança das renovações de contrato do trio formando por Virgil van Dijk, Trent Alexander-Arnold e Mohamed Salah.
Isso já se torna um desafio para Arne Slot implementar o seu estilo de jogo com os atletas que já estão no elenco e também uma dor de cabeça para o futuro.
Campo e bola
Dentro das quatro linhas, conseguimos observar alguns ajustes no jogo do Liverpool durante a pré-temporada. A saída de jogo, posse de bola e pressão no adversário são algumas das características mais marcantes.
Vale lembrar que Slot recebeu os seus principais jogadores apenas na última semana devido as férias por conta das competições internacionais. Porém, no amistoso contra o Sevilla, observamos que os atletas já estão compreendendo o que precisam fazer.
Uma formação 4-2-3-1 deve ser a mais utilizada durante 2024/25. O destaque vai para o espaço que Gravenberch pode ganhar atuando como um dos pivôs, essa é a grande chance do neerlandês mostrar que aquele astro do Ajax não era apenas fogo de palha. Outros atletas como Mac Allister, Szoboszlai, Elliott, Díaz, Gakpo, Núñez, Jota e Salah podem se aproveitar com um estilo bem ofensivo e que potencializa os atacantes.
Projeção
É claro que um clube do tamanho do maior da Inglaterra deve entrar em todas as competições para ser campeão. No entanto, precisamos pensar mais com a razão do que com a emoção. Na Premier League, vejo que o Liverpool brigará pelo Top4 , uma disputa por título dependerá muito de que ninguém se lesione e tudo se encaixe perfeitamente.
As chances de títulos são as Copas, mais precisamente as nacionais, já que Arsenal e Manchester City, melhores equipes do país na atualidade, as tratarão como segundo plano. Na Champions League, os Reds carregam consigo o histórico de ser um dos maiores campeões do torneio e a máxima de que sempre quando entram como "azarão" acabam arrumando algo, isso pode acontecer, porém, o mais provável é que lute para chegar nas quartas ou semifinais.
Veredito
Por fim, vejo que o trabalho de Arne Slot tem tudo para deslanchar. Ele é um técnico que busca sempre o melhor de seus atletas, seu esquema encaixa perfeitamente com o que os principais jogadores podem entregar e o tempo precisa ser o seu maior aliado. Se Richard Hughes conseguir ajudar com reforços pontuais e renovações, as coisas ficarão ainda mais fáceis.
O Liverpool estreia na Premier Legue neste sábado, quando enfrenta o Ipswich Town, às 08h30 (horário de Brasília).
Comments